Pelo menos 500 cidadãos procuraram o serviço de saúde do município de Pinhão (PR), entre Domingo (17) e quinta-feira (21) apresentando sintomas de gastroenterite. Doença popularmente conhecida como diarreia.

A gastroenterite pode ser causada por diferentes agentes infecciosos (bactérias, vírus, e outros parasitas, como Protozoários). Estes agentes afetam o estômago e o intestino. Segundo as informações repassadas pela prefeitura, os sintomas relatados pelos usuários do sistema de saúde foram: diarreia, vômito e em alguns casos, febre.

Existe a suspeita de que a fonte do problema fosse uma possível contaminação na água da cidade, porém a Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) informa que as análises  realizadas na água distribuída para a população da área urbana de Pinhão estão dentro dos padrões de potabilidade definidos pelo Ministério da Saúde.  Outras hipóteses são de que estes sintomas possam ser indícios de outras doenças, como Rotavírus e Dengue.

Para auxiliar na identificação do problema a administração municipal criou um grupo de WhatsApp com o intuito de monitorar as pessoas que passaram mal. Ate esta quinta-feira (21) o grupo contava com 150 pacientes, alguns com sintomas leves, outros com sintomas moderados. ate o momento da reportagem apenas três pacientes estão internados em casa hospitalar.

Quem notar algum sintoma, pode buscar mais informações entrando em contato pelo telefone (42) 9 8403 – 0800.

 

Fonte: G1