Foto: AEN

O governo do Paraná quer chegar a 40 mil testes semanais do Covid-19 como estratégia de combate à doença, ou seja, uma média de 5,6 mil por dia. O coronavírus já causou 127 mortes no Paraná, sendo 34 apenas em Curitiba, segundo boletim desta segunda-feira (18). A informação foi divulgada pelo governador Ratinho Junior, em entrevista ao telejornal Meio Dia Paraná, na RPC, segunda.

Dentro de um mês, segundo o governador, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) conseguirá fazer 40 mil diagnósticos por semana, tendo como meta 200 mil paranaenses testados em um período de até 90 dias. Os testes utilizados serão os RT-PCR, considerados padrão ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que já estão sendo encaminhados aos municípios. As amostras serão coletadas e depois encaminhadas ao Laboratório Central do Paraná (Lacen-PR). Até o final desta semana a meta é completar 5 mil testes.

Nesta terça-feira (19) o governo anunciou ainda que passa a contar com o laboratório do Hospital Universitário de Londrina, que será o 17º do estado a fazer as análises. “A testagem em massa nos dará uma radiografia importante para tomar decisões”, disse o governador na entrevista – Tribuna do Paraná