Na manhã desta segunda feira (08) o palácio do planalto foi alvo de vandalismo. De acordo com a autoridades locais, um homem de 29 anos jogou tinta vermelha em gente ao palácio, na direção da rampa utilizada por autoridades em eventos oficiais.

 

O Palácio do Planalto é a sede oficial do governo federal, o prédio faz parte do conjunto arquitetônico de Brasília tombado como patrimônio da humanidade pela Unesco.

 

 

Segundo a Polícia Militar do distrito Federal o homem foi encaminhado para a Polícia Federal para os procedimentos cabíveis, e funcionários do Palácio foram chamados para fazerem a limpeza do local.

 

Vale lembrar que segundo a legislação brasileira Aquele que destrói, inutiliza ou deteriora coisa alheia poderá responder, por crime de dano (art. 163, Código Penal); e por crime ambiental, esse último nos casos de pichação de edifícios urbanos (art. 65, da Lei nº 9.605/98). A punição por uma dessas práticas pode variar de 01 (mês) a 03 (três) anos de detenção, ou multa (obrigação de pagar o prejuízo).

 

Fontes: Jornal da cidade ,  G1