O Governo do Estado autorizou o início das obras de ampliação da sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir), que é um centro de especialidades médicas. A liberação foi confirmada nesta quarta-feira (17) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em videoconferência com os prefeitos dos municípios que compõem o consórcio, com participação do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O investimento estadual é de quase R$ 3 milhões na obra e para a aquisição dos equipamentos, com 5% de contrapartida municipal. O centro de especialidades é a principal estrutura para a oferta de serviços de média complexidade no Vale do Ivaí e atende 18 municípios da região, que somam população de aproximadamente 400 mil pessoas. O novo bloco, com área de 1.013 metros quadrados, vai concentrar os serviços odontológicos, laboratório de imagem e novos consultórios médicos.

O governador destacou que a programação estadual da Saúde é de fortalecer os consórcios intermunicipais dentro de uma estratégia regionalizada. “A ideia é ampliar e melhorar a parceria para atender melhor a população na saúde. Estamos com projeto de ampliação e criação dos Ambulatórios Multiprofissionais Especializados (AMMes). Um dos grandes dramas ainda é não ter médicos especialistas perto dos municípios, precisamos dar mais musculatura”, afirmou Ratinho Junior.

Ele destacou que se trata de um projeto significativo para a descentralização. “Em pouco tempo de governo ampliamos esse espaço, temos três novos hospitais regionais e estamos fechando os projetos de dez AMMEs”.

Segundo o secretário estadual de Saúde, o projeto foi organizado em Apucarana e vai facilitar o acesso a milhares de pessoas no Vale do Ivaí. “A prefeitura encampou o projeto. Passam por esse prédio todos os dias 1,5 mil pessoas. Ao longo do mês são mais de 30 mil com acesso ao prédio. Contamos com a ajuda de todos os municípios e através do consórcio demos um importante passo na atenção regionalizada”, disse.

Washington Luiz da Silva, prefeito de Kaloré e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), destacou que a ampliação garante tranquilidade de atendimento para a população. “Agora na pandemia entendemos ainda mais a dificuldade de agir na saúde e a importância de ter espaços de atendimento modernos”, acrescentou.